Reunião semanal do Comitê de Infraestrutura trata do andamento das pautas do Paraná

O Comitê de Infraestrutura do Movimento Pró-Paraná (MPP) e do Instituto de Engenharia do Paraná (IEP) apresentou em sua reunião semanal, realizada nesta terça-feira (18/04), um panorama do andamento das pautas tratadas nas últimas semanas.

Esta é a última reunião do grupo em que o engenheiro Nelson Luiz Gomez atua como presidente do IEP, encerrando oficialmente sua gestão no dia 23 de abril. Durante a saudação inicial, o presidente do MPP, Marcos Domakoski, agradeceu a dedicação de Gomez na parceria com o Pró-Paraná, destacou o trabalho realizado ao longo de sua gestão e saudou o presidente eleito para a gestão 2023-2025 do IEP, José Carlos Dias Lopes da Conceição.

Após as considerações iniciais do coordenador do comitê, Luís Roberto Bruel, a palavra foi passada ao conselheiro Eugênio Libreloto Stefanelo, do Conselho Deliberativo do Pró-Paraná, que discorreu sobre o desempenho da agropecuária do estado e a preocupação em relação à baixa taxa de câmbio e preço das commodities. De acordo com o conselheiro, a baixa no câmbio se dá por conta do ótimo desempenho do agro brasileiro e da internalização de empresas internacionais, o que faz com que a oferta aumente no país.

Stefanelo comentou também sobre a situação dos pedágios, afirmando que a próxima ação a ser tomada pelo Governo do Paraná seria a ida à Brasília para realizar a transferência das rodovias estaduais para serem licitadas junto aos trechos 1 e 2 das rodovias federais, cuja licitação já estariam aceitos.

O consultor de infraestrutura e logística Luiz Antônio Fayet deu um panorama sobre a situação dos portos do Paraná, expressando sua preocupação no processo de dragagem e no modelo revolucionário de pedagiamento de canais. Destacou ainda a necessidade da autonomia de decisão para o porto, justificando que a concessão da dragagem gera um contrato a longo prazo que possui uma rigidez que pode ser prejudicial para a economia do estado.

Destaques: