“Pró-Paraná tem alto nível de organização e de pluralidade no grupo”, diz secretário de Comunicação

O Movimento Pró-Paraná promoveu nesta quarta-feira (26/4) um almoço que teve como convidados de honra o secretário de Comunicação do Paraná, Cleber Mata, e dois diretores da pasta, Eduardo Pugnali e Willian dos Santos Silva.

O presidente do MPP, Marcos Domakoski, saudou os convidados e destacou a importância do encontro. “É uma ocasião propícia para que conheçam mais de perto o Movimento Pró-Paraná e os principais representantes do setor produtivo do nosso estado. Sabemos que a comunicação é elemento-chave na busca pelo desenvolvimento do nosso estado, que é um objetivo comum a todos nós”, declarou.

Domakoski elencou conquistas recentes do Movimento Pró-Paraná, começando pela segunda ponte ligando Brasil e Paraguai em Foz do Iguaçu, fruto da articulação de diversas lideranças presentes, e agora em fase de conclusão. O presidente citou ainda como vitórias do esforço conjunto dos integrantes do Movimento a inclusão no edital de obras da 3ª pista do Aeroporto Internacional Afonso Pena, o relatório técnico que embasou a derrocagem das Pedras Palanganas, preparado em conjunto entre o Pró-Paraná e o Instituto de Engenharia do Paraná (IEP) e entregue ao Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), que analisava a questão.

Foram também citadas a nota técnica entregue aos órgãos envolvidos na engorda da praia de Matinhos e documentos que embasaram a construção da ponte entre Guaratuba e Matinhos, bem como a estrutura viária no contorno da Baía de Guaratuba, obras vitais para o desenvolvimento paranaense. “São exemplos do que a união dessas grandes lideranças que estão aqui têm conseguido para o estado do Paraná”, disse Domakoski.

Os participantes da reunião destacaram a necessidade de se olhar para a infraestrutura do estado e fazer os investimentos necessários. Os desafios no setor impactam diretamente o crescimento do Paraná, especialmente em relação ao agronegócio, que conta com investimentos altos dos produtores e cooperativas em tecnologia e automação. Contudo, mesmo com o setor pujante, entraves como a dificuldade de acesso ao Porto de Paranaguá, acabam por limitar o crescimento. Além de alternativas de acesso ao porto, que é o segundo maior do país, ele também reforçaram a importância das obras em Guaratuba e nas estradas do estado de um modo geral.

Força e pluralidade

O secretário de Comunicação ressaltou a relevância da atuação da entidade. “Tudo o que foi falado aqui foi com muita paixão pelo estado”, observou o secretário. “Estou à disposição para ser um defensor do Pró-Paraná. Fiquei muito bem impressionado com o nível de organização do movimento e com a pluralidade do grupo”, elogiou.

Mata fez uma comparação com os Estados Unidos, onde viveu por algum tempo. “Eles só são o que são porque a sociedade participa ativamente. E com o Pró-Paraná ocorre algo similar. Vocês dão um exemplo hoje do comprometimento com esse estado”, pontuou o secretário. Ele destacou alguns índices como o fato de o hoje o Paraná ter a melhor educação do Brasil e a terceira economia do país, ultrapassando o Rio Grande do Sul. Ele acrescentou que mote do governo é “Paraná unido e em paz” e que o estado vai se posicionar de forma mais veemente no cenário nacional, especialmente em relação aos royalties da Itaipu.

Na conclusão, o coordenador do Conselho Deliberativo do Pró-Paraná, Zaki Akel Sobrinho, sugeriu a reunião de um grupo de trabalho a fim de entregar um documento com as principais pautas do Paraná ao governo. “Gostaria de lembrar que temos um time de experts e nossos integrantes são muito preparados tecnicamente”, disse. A sugestão foi prontamente aclamada por todos os presentes.

Em um diálogo com alguns dos participantes ao final da reunião, Cleber Mata observou que, em anos de atuação no estado de São Paulo, não teve conhecimento de que lá houvesse uma entidade nos moldes do Pró-Paraná, reunindo vários representantes do setor produtivo, de distintas áreas, unidos por causas em comum.

Presenças

O Pró-Paraná foi representado também pelos vice-presidentes, Arnaldo Luiz Miró Rebello, Kelso Krieger Gomes e Mário Pereira; pelo coordenador do Conselho Superior, José Lucio Glomb; pelo coordenador do Conselho Deliberativo, Zaki Akel Sobrinho; pelo engenheiro Nelson Luiz Gomez, diretor do MPP ex-presidente do Instituto de Engenharia do Paraná (IEP); e pelo coordenador do Comitê de Infraestrutura do MPP e do IEP, Luis Dantas Bruel.

Também estiveram presentes o presidente da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP), Agide Meneguette; o presidente da Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Estado do Paraná (FETRANSPAR), o coronel Sérgio Malucelli; o presidente da Associação Comercial do Paraná (ACP), Antonio Gilberto Deggerone; o presidente da Associação das Empresas da Cidade Industrial de Curitiba (AECIC), Alaídes Francisco de Oliveira; o ex-governador do Estado do Paraná e secretário do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (CODESUL), Orlando Pessuti; o presidente do Instituto Democracia e Liberdade (IDL), Edson José Ramon; a vice-presidente do Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCom), Ana Amélia Cunha Pereira Filizola; o presidente e o jornalista do Jornal Diário Indústria e Comércio, Odone Fortes Martins e Sérgio Tadeu Monteiro de Almeida.

Destaques: