Prefeitos agradecem apoio do MPP na luta pela construção da Ponte de Guaratuba

O Movimento Pró-Paraná (MPP) foi mencionado pelo prefeito de Guaratuba, Roberto Justus, durante a audiência pública sobre a Ponte de Guaratuba promovida pelo Departamento de Estradas de Rodagem no Paraná (DER-PR) e pelo Instituto Água e Terra em Matinhos na noite quinta-feira (8/12), em Guaratuba.

Citação semelhante havia sido feita na noite anterior pelo prefeito de Matinhos, José Carlos do Espírito Santo, o Zé da Ecler.

O Pró-Paraná e o Instituto de Engenharia do Paraná (IEP) elaboraram em 2020 notas técnicas que deram embasamento à defesa da obra. “É imensa a importância dessa ponte para o desenvolvimento da região, tanto pelo potencial turístico quando pelo uso de quem circula com frequência pelo litoral”, observa Marcos Domakoski, presidente do MPP.

Além dos prefeitos, o secretário do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo do Paraná, Everton Souza, ressaltou, em seu pronunciamento, a relevância do Pró-Paraná no estudo e na mobilização para a construção da ponte.

Já está assinado o contrato para a obra com o Consórcio Nova Ponte, vencedor da licitação.

Enquanto aguarda a obtenção da licença ambiental e a conclusão do projeto, o governo do Paraná promove as audiências públicas para dar mais transparência ao processo.

O secretário de Infraestrutura do Paraná, Fernando Furiatti, afirma que as sugestões vindas do debate com a sociedade serão analisadas e podem vir a ser agregadas ao projeto.

Orçada em R$ 386,9 milhões, a ponte tem 1,2 km de extensão e contará com quatro pistas, duas em cada mão, além de calçadas com ciclovia em ambos os lados e dos contornos rodoviários requeridos. A previsão é de que as obras comecem em agosto de 2023 e sejam concluídas após 32 meses, em 2025.

Destaques: