Paraná festeja sua emancipação neste domingo

Neste domingo, 19 de dezembro, nosso estado celebra sua emancipação política. Foi com o desmembramento da Província de São Paulo que o Paraná converteu-se em província do Brasil Império, em 19 de dezembro de 1853, data em que Zacarias de Góes e Vasconcelos instalou o primeiro governo paranaense.

O Movimento Pró-Paraná, aliado ao Instituto Histórico e Geográfico do Paraná, destacam que a data deve ser lembrada com orgulho, particularmente quando se observa o quanto a região se desenvolveu nesses 168 anos. Da erva-mate à automação industrial, passando pelo agronegócio, o Paraná é um estado inovador e com potencial para ir ainda mais longe.
Este ano, pela primeira vez os festejos integram um arco cívico iniciado a 29 de agosto, data magna instituída pela Lei 542/2019 para celebrar o aniversário da sanção da lei imperial que elevou a Capitania de Curitiba e Paranaguá à categoria de nova jurisdição política do Império.

Para o IHGP e o MPP, a ratificação da identidade paranaense, presente nas comemorações, dispensa a necessidade de se criar feriado ou ponto estadual facultativo.
As duas instituições acreditam que as datas cívicas agora permitem um arco de celebrações que anualmente se abre a 29 de agosto e se estende até 19 de dezembro.

Destaques: