MPP lamenta a partida do jornalista Aroldo Murá

Genialidade na profissão, generosidade com os amigos e colegas de ofício e solidariedade com todos. São esses os exemplos de vida que nos lega o jornalista Aroldo Murá G. Hayert, falecido nesta terça-feira (3/1), em Curitiba, aos 83 anos.
Como coordenador do projeto Memória Paranaense, retratou, nas sucessivas edições de “Vozes do Paraná”, publicadas desde 2008, diversos integrantes do Movimento Pró-Paraná (MPP).
Sua veia jornalística manifestava-se mais recentemente em um blog noticioso com grande espaço para os temas do Paraná, seu estado de adoção desde 1948.
Nascido no Rio Grande do Sul, ele não escondia seu apreço pelo estado onde desenvolveu a maior parte de sua sexagenária carreira na imprensa.
Movido pelo interesse na pesquisa de religiões, fundou e presidiu o Instituto Ciência e Fé, que promovia debates e ações beneficentes. Integrava também o conselho editorial da Revista Ideias.
Em 2022, lançou a edição 13ª edição da série Vozes do Paraná. Escreveu também “Seu nome é João”, biografia do ex-governador João Elísio Ferraz de Campos.
Murá graduou-se em Jornalismo pela PUC-PR, onde também lecionou. Atuou em veículos de comunicação desde 1960, começando pa Revista Club, de Dino Almeida, tendo trabalhado também no rádio e na televisão e dirigido o jornal Indústria e Comércio.
Foi parte do primeiro e segundo conselhos da Fundação Cultural de Curitiba, nas gestões de Jaime Lerner e Saul Raiz. No começo da década de 1970, renovou e dirigiu o jornal Voz do Paraná, semanário com presença na história do estado, até a década de 1980.
Em 2012, recebeu a Ordem do Pinheiro no grau de Comendador. Em 2019, foi eleito “Personalidade ACP” pela Associação Comercial do Paraná. Por diversos anos, recebeu menções e prêmios da Câmara Municipal de Curitiba.
“Lamentamos profundamente essa perda. Tive o privilégio de ter sido retratado por Aroldo Murá, que tinha especial sensibilidade para trazer à luz a essência de cada um. Seus textos e seus exemplos são um rico legado para todos nós, paranaenses”, afirma Marcos Domakoski, presidente do MPP.

O velório será realizado na quarta-feira (4), das 9h às 16h, na Capela Vaticano (Av. Desembargador Hugo Simas,26).

Destaques: