Movimento Pró-Paraná promove evento em celebração ao Dia do Paraná

Em comemoração aos 169 anos da sanção da Lei Imperial nº 704, que marcou a emancipação do Paraná, o Movimento Pró-Paraná (MPP) promoveu um evento on-line com palestra magna do procurador de justiça Alberto Velozo Machado.

O presidente do MPP, Marcos Domakoski, deu início à celebração do 29 de agosto com um breve histórico da atuação do Movimento e de seu apoio à instituição do Dia do Paraná no calendário oficial de eventos do estado.

O professor Arnaldo Rebello, um dos vice-presidentes do MPP, destacou a importância da celebração. “Essa data que comemoramos hoje reflete muito nossa cultura e é isso que ouviremos hoje do nosso convidado: a cultura e história do Paraná”, antecipou.

Machado iniciou sua fala com um histórico da emancipação política do Paraná, destacando que a motivação para o ato foi a busca de mais liberdade e poder econômico. Além disso, o procurador listou marcos que deram destaque ao estado no cenário nacional, entre eles a criação da Capitania de Paranaguá e a incorporação dos territórios das Capitanias de São Vicente e Santo Amaro.

Machado discorreu também sobre os reflexos culturais da emancipação. “Parece certo asserir que ela deu impulso para formarmos uma identidade”, disse o procurador, listando em seguida nomes de personalidades e instituições que contribuíram para a cultura e a relevância politica do estado. Foram citados o poeta Emiliano Pernetta, o historiador Rocha Pombo e a Escola de Belas Artes.

O procurador encerrou sua apresentação destacando que a carga cultural que o Paraná tem atualmente se deve à emancipação de 1853. “A emancipação nos trouxe muita contribuição, política e cultural”, frisou.

O evento foi encerrado pela professora Rosane Kolotelo Wenpap, diretora de eventos do Pró-Paraná, que comentou sobre o papel dos estrangeiros no crescimento do Paraná e sobre o acolhimento do estado, materializado mais recentemente pela recepção de refugiados ucranianos. “Eles sabem que o coração que os acolhe no Brasil é o Paraná”, enfatizou a professora.

Dia do Paraná

O 29 de agosto rememora a sanção da Lei Imperial que em 1853, elevou a Comarca de Curitiba e Paranaguá à condição de província, fazendo com que se recuperasse a autonomia de que desfrutaram os primeiros povoamentos da Capitania de Paranaguá e que, por contingências administrativas, cessou em 1710 com a anexação do Paraná à Província de São Paulo.

Em 19 de agosto de 2021, o Governo do Paraná sancionou a Lei nº 20.662, de autoria do deputado Luís Fernando Guerra. Ela institui o Dia do Paraná no Calendário Oficial de Eventos do Estado do Paraná. A celebração do 29 de agosto busca resgatar a memória histórica da emancipação do estado, além de relembrar seu significado político e sua relevância na consolidação da integração sociocultural dos paranaenses.

Destaques: