Consultora da CCR Aeroportos fala ao Comitê de Infraestrutura sobre o potencial de Curitiba para voos cargueiros

Imagem: CCR Aeroportos

O Comitê de Infraestrutura do Movimento Pró-Paraná e do Instituto de Engenharia do Paraná (IEP) recebeu, em sua reunião semanal, nesta terça-feira (05/07), a consultora para estratégia de cargas da CCR Aeroportos, Maria Fan, que falou sobre os negócios que vêm sendo realizados pela empresa.

O presidente do Pró-Paraná, Marcos Domakoski, e o presidente do IEP, Nelson Luiz Gomez, abriram a reunião, agradecendo a participação de todos. Na sequência, Maria apresentou o potencial para novos voos cargueiros e dados de importação de carga aérea para o Paraná.

A consultora da CCR Aeroportos destacou o market share de importações aéreas e a presença de Curitiba em 5º lugar do Brasil em importações. Nas exportações, a capital paranaense ainda tende a crescer. O Aeroporto de Curitiba conta com 6 frequencias semanais de voos cargueiros regulares, procedentes da Europa e dos Estados Unidos, operadas pelas empresas Lufthansa, Cargolux, Latam Cargo e Tampa Cargo. Já os voos domésticos são operados pela Azul, Latam e Gol.

A consultora ainda ressaltou os principais mercados onde a CCR Aeroportos está inserida, com potencial para voos cargueiros, tais como PNZ (Petrolina), que exporta frutas para Europa; GYN (Goiânia), que importa carga farmacêutica e CWB (Curitiba), que importa carga automotiva, eletrônica e maquinários; e IGU (Foz do Iguaçu), que importa eletrônicos e exporta filés de tilápia para os Estados Unidos, além de outros produtos agropecuários da região oeste do Estado do Paraná.

A seguir, ela comentou sobre as importações do Paraná nacionalizadas em São Paulo, nos aeroportos de GRU (Guarulhos) e VCP (Viracopos), em que apenas um terço do volume de carga automotiva destinada ao Paraná é nacionalizada em Curitiba, com 38% do volume total. “Há potencial para dobrar frequências semanais de voos cargueiros diretos a Curitiba, reduzindo o tempo de trânsito para as indústrias, além de melhorar a assertividade da entrega, e a CCR Aeroportos está trabalhando com todos os envolvidos no transporte aéreo para viabilizar este crescimento.”

Ela encerrou a apresentação com a pergunta: “o que podemos fazer juntos para atrair mais voos cargueiros e nacionalizações no Paraná? Queremos ouvi

-los”.

Destaques: