Comitê destaca a expansão das telecomunicações e das conectividade digitais

O Comitê de Infraestrutura do Movimento Pró-Paraná e do Instituto de Engenharia do Paraná (IEP) recebeu, em sua reunião semanal, nesta terça-feira (16/08), Cleber Rodrigues Affanio, diretor de Relações Institucionais da Tim Brasil.

Após as saudações de praxe do presidente do MPP, Marcos Domakoski, e do presidente do IEP, Nelson Gomez, o coordenador do comitê, Luís Roberto Bruel, fez uma breve apresentação do convidado, formado em engenharia pelo CEFET.

Cleber iniciou a apresentação, comentando que o dia anterior (15/08) amanheceu com 5G em Curitiba. Também ressaltou a presença da TIM no Brasil, com 52 milhões de clientes de telefonia, 20,3% de participação no mercado e atendimento a 5000 municípios com o 4G; já o Paraná, apresenta 7 milhões de clientes, 51% do mercado e o 4G presente em 100% dos municípios.

Affanio mencionou que o 4G está presente em 2.800 Km de rodovias, mas ainda não existe um projeto de coberturas para as estradas, por isso são feitas “por tabela” para cumprir a exigência de alguns municípios. Também citou o olhar no turismo, para que seja atrativo com planos de 4G e se desenvolva para receber melhor os turistas.

Na sequência destacou a evolução do 5G com velocidade, reação, mobilidade e densidade muito maior que o 4G. E vai impactar na vida e na produtividade com vídeos UHD, realidade virtual, carros autônomos, smart citys, indústrias 4.0, incluindo a área da saúde. Comentou ainda que o desafio do 5G é a densificação de estações e antenas.

O convidado ressaltou que a TIM continua em constante evolução no que diz respeito ao projeto sustentável, e está presente no campo com casos de sucesso na Jalees Machado e Adecoafro, na produção de cana de açúcar; Citrosuco, com a cultura da Laranja; e também na SLC Agrícola, na produção de fibras e grãos.

Como conclusão, destacou metas para o Paraná acelerar o desenvolvimento do 5G, como coordenação e alinhamento de políticas públicas entre os entes da federação, estímulo ao compartilhamento de outras infraestruturas com o setor de telecomunicações, aplicação da nova lei do FUST, leis municipais que estimulem o desenvolvimento da infraestrutura de telecomunicações e leis estaduais que incentivem a inovação.

Destaques: