Comitê debate modelo de pedágio no Paraná 

O Comitê de Infraestrutura do Movimento Pró-Paraná e do Instituto de Engenharia do Paraná (IEP) recebeu, em sua reunião semanal, nesta terça-feira (28/02), Arilson Chiorato, deputado estadual e presidente da Frente Parlamentar do Pedágio.  

O presidente do Pró-Paraná, Marcos Domakoski, fez uma breve abertura citando as conquistas do comitê que, ao longo dos 21 anos, se preocupou com o desenvolvimento do estado do Paraná. E, junto ao presidente do IEP, Nelson Luiz Gomez, deu sequência à reunião, agradecendo a participação de todos.  

Chiorato iniciou sua pauta comentando que a frente parlamentar é plural para analisar o pedágio e seu histórico.  

O deputado fez críticas ao novo modelo de pedágio proposto em 2021, que foi discutido pela Assembleia Legislativa em mais de vinte audiências públicas, junto a entidades paranaenses. Também foram debatidos os problemas oriundos do modelo anterior. 

Para o MPP, é importante que o debate sobre o novo modelo de concessão de rodovias não se estenda indefinidamente. Na visão do movimento, é importante que o Paraná possa construir um consenso entre as diversas entidades interessadas na melhoria da infraestrutura rodoviária, evitando mais prejuízos ambientais, sociais e econômicos para o estado. 

Porto Guará 

Na reunião da terça-feira o comitê também acompanhou uma apresentação sobre Porto Guará, empreendimento que avança a passos largos. O novo complexo portuário de Paranaguá obteve em novembro o Termo de Anuência Prévia emitido pela Secretaria de Meio Ambiente e na última quarta-feira (1º/3) foi apresentado à população em uma audiência pública promovida em conjunto com o Ibama. 

Em Porto Guará serão investidos R$ 4,1 bilhões na construção no terminal, para movimentação de 31,5 milhões de toneladas/ano de grãos, líquidos e contêineres, que ocorrerão em fases, à medida que o Porto de Paranaguá atinja o limite da sua capacidade operacional. A expectativa é de que o novo porto gere 1.800 oportunidades de trabalho no primeiro ano, podendo chegar até a 6.489 vagas de emprego ao final das obras. 

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