Comitê debate infraestrutura no litoral no Paraná

Litoral no Paraná

O Comitê de Infraestrutura do Movimento Pró-Paraná e do Instituto de Engenharia do Paraná (IEP) recebeu, em sua reunião semanal, nesta terça-feira (17/05), Antonio Saad Gebran Sobrinho, membro do Comitê Territorial de Desenvolvimento do Paraná.

Após a abertura feita pelo presidente do Movimento Pró-Paraná, Marcos Damakoski, e pelo representante do IEP, engenheiro Paulo Peterlini, presidente em exercício do instituto, o convidado iniciou sua apresentação explicando o funcionamento do órgão no litoral.

Gebran Sobrinho mencionou as finalidades do comitê, como a inserção competitiva, a cooperação entre todos os órgãos e os movimentos de infraestrutura. Ele também falou do diálogo e interação que se deve manter com as universidades que apoiam as ações, além de proporcionar celeridade no desenvolvimento regional e uma ampliação das alternativas, possiblidades e oportunidades.

O convidado abordou o ecossistema com dois eixos fundamentais que são a infraestrutura e o acesso a compras, trazendo benefícios econômicos para as regiões. Foram destacadas as propostas centrais do projeto como a articulação, promoção, contribuição, mobilização e integração no litoral do Paraná.

Gebran Sobrinho apontou o público-alvo do Comitê Territorial, que visa a investidores locais e de outros centros; empresas de diversos setores, devido ao potencial de consumo; ao setor imobiliário, pelo aquecimento econômico; à população em geral pela ampliação de oportunidades; aos turistas que trazem um benefício econômico; e também a gestores municipais com potencial aumento de arrecadação.

A seguir, ressaltou as escolhas estratégicas e demonstrou a importância do mapeamento nos municípios, com a existência de projetos de investimentos e intenções para melhorias de infraestrutura, além de promover seminários voltados às oportunidades e melhorias portuárias de infraestrutura.

Na sequência da apresentação, foram apontados alguns desafios presentes no projeto como a estrada de ferro Curitiba/Paranaguá, faixa de infraestrutura com a nova rodovia de pista dupla em Pontal do Paraná, Nova Av. Ayrton Senna, que dá acesso ao Porto de Paranaguá e a duplicação da PR 407 Paranaguá, na Praia de Leste.

Durante a conclusão, foram apontados alguns países que possuem referência no setor de infraestrutura como a China, Bélgica, Holanda e Japão. Foram apresentados ainda indicadores como volume de investimentos, endividamento dos municípios, número de obras, abertura de novas empresas, aumento da população na região e as elevações do número de turistas que buscam o litoral.

Finalizando a apresentação, Gebran Sobrinho destacou uma frase trabalhada pelo Comitê Territorial de Desenvolvimento do Paraná: “A maré que sobe, levanta todos os barcos.”

Destaques: