Comitê de Infraestrutura recebe o presidente da Associação Paranaense de Engenheiros Ambientais

O Comitê de Infraestrutura do Movimento Pró-Paraná (MPP) e do Instituto de Engenharia do Paraná (IEP) recebeu, nesta terça-feira (25/04), o presidente da Associação Paranaense dos Engenheiros Ambientais (APEAM), Luiz Guilherme Grein Vieira, para comentar sobre os projetos defendidos pela associação em prol do Paraná.

As saudações iniciais ficaram a cargo do presidente do MPP, Marcos Domakoski, e do engenheiro Jaime Sunye Neto, representante da diretoria do IEP, que comentou sobre o encerramento oficial da gestão do engenheiro Nelson Luiz Gomez, no dia 23 de abril, e da posse do engenheiro José Carlos Dias Lopes da Conceição, a ser realizada no dia 28 de abril.

Sunye falou ainda sobre a visita do Secretário de Estado de Planejamento, Guto Silva, à sede do IEP para apresentar um panorama sobre os projetos do Governo do Paraná. Silva comentou sobre os processos de privatização da Companhia Paranaense de Gás (COMPAGAS) e da Companhia Paranaense de Energia (Copel), falando sobre a possibilidade de expansão das empresas para outros estados e como isto pode afetar positivamente a economia do Paraná.

Após as considerações do coordenador do comitê, Luís Roberto Bruel, o encontro seguiu com a apresentação do convidado.

Vieira iniciou sua fala com uma breve introdução sobre a APEAM e levantou os principais temas defendidos pela associação em âmbito estadual e nacional, entre eles a implementação de concursos públicos para engenheiros ambientais e a elaboração do Plano Estadual de Saneamento Básico. O palestrante destacou ainda sobre a necessidade da erradicação dos lixões e da execução do Plano Nacional de Resíduos Sólidos (Planares), que visa encerrar lixões e aterros até 2024 e incentivar a recuperação de resíduos.

O espaço foi aberto para contribuições e questionamentos dos demais convidados da reunião. Ao final do encontro, Bruel relembrou as pautas tratadas ao longo das reuniões anteriores e os pontos focais que ainda estão em andamento.

Destaques: