Comitê de Infraestrutura fecha agenda 2022 com debate sobre a desestatização da COPEL

O Comitê de Infraestrutura do Movimento Pró-Paraná e do Instituto de Engenharia do Paraná (IEP) recebeu, em sua última reunião semanal do ano, nesta terça-feira (13/12), o diretor presidente da Companhia Paranaense de Energia (Copel), Daniel Slaviero.

Após as saudações de praxe do presidente do MPP, Marcos Domakoski, e do presidente do IEP, Nelson Gomez, Slaviero falou sobre as realizações e próximos passos da Copel, lembrando que a companhia de 68 anos é uma das principais empresas integradas de geração, transmissão, distribuição e comercialização, atuando também em 10 mais estados brasileiros.

O diretor-presidente da Copel destacou que o primeiro ciclo está focado no investimento, com R$2.5 bilhões de recursos aplicados em energia e na melhoria da infraestrutura. Também ressaltou que a companhia investiu R$7 bilhões no Paraná nos últimos 4 anos. A companhia tem, segundo informou, 94% de suas fontes totalmente renováveis. A meta é chegar a 100%, uma vez que transformação energética mundial e as novas exigências em relação às mudanças climáticas demandarão um alto nível de investimento e competitividade.

Transformar-se em uma corporação, com objetivo de manter a competitividade para beneficiar o cliente, realizar o processo de capitalização na B3 e ter o mesmo modelo de empresas como Vale, Embraer e Eletrobras é o desafio da Copel, por isso, os gestores têm como objetivo alcançar plenamente as características de uma “golden share”, com um nível mínimo de investimento feito pela empresa em projetos estruturantes.

Para Domakoski, a reunião que encerrou os trabalhos do comitê em 2022 foi bastante produtiva. “O tema fechou uma agenda de discussões sobre grandes questões infraestruturais do nosso estado. Fechamos o ano com diretrizes para a atuação que teremos em 2023. Muitos desafios nos esperam e seguiremos com o trabalho pelo desenvolvimento e pelo aumento da competitividade no nosso Paraná”, afirmou.

Destaques: